Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ARMADILHA

Um comentário:

  1. ARMADILHA
    A necessidade de ir ao médico era premente.Dores estranhas incomodavam Valquíria há muito tempo .Ultimamente o mal estar era diário e tinha até hora:sempre ao anoitecer- no momento de assistir à televisão, (dando uma olhada nos jornais televisivos ou apreciando uma novela), hora da Internet, (verificar os e-mails, o Facebook, o Twitter),instante dos telefonemas,(para os filhos, irmãos,amigos...).
    Mas , afinal, onde doía, exatamente, Valquíria não sabia.Apalpava aqui e alí e nada de descobrir.Era na região do abdômen ou o mal estar estava relacionado com a área ginecológica?
    Periodicamente a mulher , embora já tivesse ultrapassado a idade fértil, com seis filhos paridos,frequentava o ginecologista e fazia todos os exames preventivos recomendados pelo especialista. Reclamava do desconforto e não encontravam nada relevante.
    Como a dor era recorrente nos últimos anos, refletiu: não irei a um médico com especialização em gastroenterologia pois sei que logo solicitará um exame de colonoscopia, muito desagradável de ser realizado e mesmo porque já fiz dois nos últimos quinze anos e não havia nada digno de preocupação. Procurarei um Clínico Geral para um sondagem e uma pílula, um remédio qualquer,poderá ser a solução.Talvez recomendará uma dieta alimentar pois, conforme o dia, dependendo do tipo de ingestão de alimentos, piora a dor...
    Valquíria muniu-se de exames anteriores. Laboratoriais e de Imagem.Até as fotos da colonoscopia antiga carregou na sacola para garantir ao doutor que já havia feito muito exame na vida e só queria uma solução mágica do tipo que um médico de família antigo indicaria, quando ainda a ciência e a tecnologia não obrigavam a aceitar o diagnóstico de uma máquina, ao invés do ser humano, o médico amigo . Talvez encontrasse um Geriatra, o que seria mais apropriado ,mas seu Plano de Saúde não contemplava muitas clínicas na sua região com essa vantagem.
    À noite, nos momentos quando mais sentia o mal estar, ponderava: estamos à mercê de diversos especialistas em medicina, cada qual cuidando de uma parte ,pois nosso corpo parece ser todo loteado, cada médico olhando apenas seu “quadrado”. Aspirava à uma visão holística, um observação do todo e não apenas de partes isoladas do contexto geral...
    Qual decisão tomou Valquíria?
    Ligando para diversas clínicas acabou encontrando uma em que a atendende afirmou que havia sim médico como ela solicitava:Clínico Geral e tinha certeza de que iria gostar porque era muito bom.Não foi dito mais nada, nem o nome dele,a idade ou algum outro talento...Nem que o nome da Clínica era “Image”.
    Qual não foi a surpresa da incauta senhora , após a consulta e a insistência do muito jovem doutor em mandá-la fazer uma “colon”, verificar na requisição médica a especialidade dele:Coloproctologista! E ele garantiu ser a única maneira de bem sondar o intestino-o culpado pela dor –QUE ARMADILHA!.. (Vanilda Tenfen - out./2012)

    ResponderExcluir